Brand

A Esperança

Palavra do Pastor

FORTELECENDO OS LAÇOS DO MEU MATRIMÔNIO

“O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros” (Hebreus 13.4)

Segundo dados publicados por agencias ligadas ao governo federal, “nas últimas três décadas (de 1984 a 2014), o número de divórcios cresceu de 30,8 mil para 341,1 mil, com a taxa geral de divórcios passando de 0,44 por mil habitantes na faixa das pessoas com 20 anos ou mais de idade, em 1984, para 2,41 por mil habitantes em 2014. A idade média do homem ao se divorciar, passou de 44 para 43 anos, entre 1984 e 2014, enquanto a das mulheres era de 40, nos dois casos.” (http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica) Tem se tornado preocupante observar esta estatística, pois entre muitos destes casais que chegam ao divórcio, estão os que frequentam igrejas, professam a fé cristã, gente ligadas a bíblia, que compreendem a revelação de Deus para suas vidas e famílias.

O capítulo 13, verso 4 do livro de Hebreus, as Escrituras apontam para três aspectos preponderantes e garantidores do fortalecimento dos laços matrimoniais:

O matrimônio se fortalece pelos laços da HONRA (“o casamento deve ser honrado por todos”). “Todos” devem honrar o casamento. Honra no hebraico é ka·vóhdh, que significa literalmente “peso”. (1Sa 4:18 e 2Sa 14:26.) Portanto, a pessoa honrada é tida como ponderosa, ou como tendo importância. Em grego, o substantivo ti·mé transmite o sentido de “honra”, “estima”, “valor”, “preciosidade”. Assim o casamento tem pra Deus um peso, Ele estima, valoriza, afirma. Portanto, o casamento precisa ser vivido como uma ralação de peso, de valor, como quem cuida de um grande tesouro, em ouro. Você honra o casamento? Tem o seu cônjuge em estima? Seu casamento é patrimônio de valor inegociável?

O matrimonio se fortalece pelos laços da PUREZA. (“o leito conjugal, conservado puro”). O leito é chamado para o centro da avaliação. Pureza é a virtude que precisa ser praticada. Pureza diz respeito ao que está livre e isento de qualquer mistura de outra coisa. Por estranho que pareça, esta palavra vem de “fogo”, pyr em Grego, que em Latim deu purus, “puro, limpo como pelo fogo”. Mais tarde passou a significar “limpo por qualquer processo”. Manter o leito, a cama, a casa, o coração, a mente, a vida, livre de contaminação, é garantia de vitalidade, de prazer, de fertilidade emocional, de longevidade relacional, de santidade conjugal. Numa sociedade norteada pela cultura da “toda forma de amor vale a pena”, do vale tudo, da pornografia, da afirmação da infidelidade, dos desejos descontrolados, esta é uma exortação de grande validade. Pureza relacional, sexual, espiritual, é a garantia da vida abundante prometida para a vida a dois. Você tem perseguido esta virtude no seu casamento? Corpo puro, mente pura, pureza moral, é alvo na sua vida pessoal e conjugal?

O matrimonio se fortalece pelos laços do TEMOR. (“pois Deus julgará os imorais e os adúlteros”). Deus está falando de juízo, punição, consequência devastadora para os desprovidos de temor. Quando Ele adverte “julgarei”, Ele o fará. “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus Vivo”! “Ele não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa’ afirma as Escrituras Sagradas”. Adulterar é falsificar, corromper, modificar forma. Estejamos atentos, em TEMOR, para mantermos nossas relações em perfeita forma, segundo o mandado divino, e sermos liberados do Seu juízo! Temamos a Deus e cuidemos das nossas relações conjugais. Você é temente a Deus? Treme diante da sua justiça? Vive sempre na presença d’Ele, ou imagina que pode fazer algo que Ele não veja? Tenha cuidado, Ele tudo vê.

Conclusão: Então busquemos hoje fortalecer os nossos matrimônios…
Pelos laços da HONRA
Pelos laços da PUREZA
Pelos laços do TEMOR

Mel, pastor, servo, irmão.


Endereço: 3ª Travessa Manoel Souza Chaves, 68 B – São Caetano – Itabuna – Ba.

Telefone:(73) 3613-5060